Como Construir Novas Habilidades

Seria possível construir novas habilidades, mais compatíveis com seus interesses e com aquilo que você decidiu fazer enquanto Nômade Digital?

Conteúdo desse post no YouTube:

 

Eu descobri recentemente, que não adianta muita coisa você simplesmente dizer que tem um sonho e ficar por aí atirando para todos os lados, acreditando que isso vai resolver tudo.

Eu fiquei muito tempo simplesmente como uma cega buscando a estrada, e isso só serviu para me frustrar e reforçar coisas negativas nas quais eu acreditava antes – as famosas crenças limitantes.

É por isso que eu posso dizer hoje: o Autoconhecimento é a Ignição do seu sonho.

É como a chave finalmente dando partida, iniciando a sua Jornada numa nova direção. Se você se conhece, você sabe o que fazer para se ajudar.

Eu por exemplo, vivia dizendo por aí que queria ter meu próprio negócio, mas eu tinha uma péssima crença limitante:

Só os ricos podem fazer isso.

Foi um caminho longo, de tentativas e erros, e tudo o que acontecia de errado só servia para meu inconsciente reforçar essa ideia de que “os pobres vão morrer pobres”.

É muito mais fácil vencer o inimigo quando você o conhece. Por isso é importante se autoconhecer.

A vida das pessoas tem andado muito corrida, e estamos constantemente tão engolidos por nossa rotina, que está cada vez mais difícil ouvir alguém dizer que tirou alguns minutos para se recolher num local silencioso e se conhecer, refletir sobre o que tem acontecido recentemente, entender de fato porquê tomou essa ou aquela decisão a respeito deste ou daquele fato.

Portanto, se você quer se dar bem em qualquer coisa que você decida começar, mesmo até em coisas nada a ver com o Nomadismo Digital, eu te aconselho a tirar uns minutos no fim do dia para refletir sobre o que você viveu durante esse dia.

Você, o silencio e sua mente! Nada de notificações de redes sociais apitando constantemente na sua cabeça! Nada do som da TV borbulhando à sua volta.
Reflita, e aprenda sobre si mesmo, consigo mesmo.
Para construir novas habilidades, você precisa conhecer seus pontos fortes. E esse conhecimento vem, principalmente, da observação.

Nós temos alguns Pontos Fortes e os usamos natural e inconscientemente. Mas eles estão ali, prontos, esperando a hora certa em que as circunstâncias vão te obrigar a acioná-los. O mais incrível é que você vai resolver o problema da maneira mais rápida e menos dolorida possível, pois é por isso que ele é um Ponto Forte: são suas conexões neurais trabalhando a seu favor.

É como piscar os olhos. É involuntário. Você não fica dizendo para seus olhos piscarem ou seus pulmões respirarem de tempos em tempos.

Os Pontos Fortes são assim também.

Descobrindo seus Pontos Fortes, você vai entender para onde sua natureza de leva com mais facilidade.

Por exemplo quando eu era criança, tinha uma mania irritante de guardar papéis de bala, bombons e chiclets. E eu cresci na época das balinhas de 1 centavo. Imagine só a bagunça! Ao longo da vida, eu sempre arrumava alguma coisa
para colecionar. Coisas muito esquisitas às vezes.

Hoje, depois de muito aprender, e de tentar cada vez mais me conhecer, pude descobrir que tenho um ponto forte chamado pelos estudiosos de  Input – minha mente simplesmente gosta de colecionar coisas, compilando e arquivando qualquer coisa que ela achar interessante.

Isso faz com que eu goste muito de ler, experimentar coisas  novas, viajar para colecionar novos fatos e conhecimentos. Você entende agora um dos motivos de eu simplesmente ficar louca dentro de um escritório e me interessar tanto pelo nomadismo digital.

Agora imagine que você conheceu um detalhe importante como esse a respeito da sua mente, suas conexões neurais, sua natureza; me diz: sabendo disso, você iria se privar de ler ou conhecer lugares e pessoas diferentes? Você iria se prender a uma atividade repetitiva por vontade própria?

O que isso tudo tem a ver com o nomadismo digital?

Você com certeza pesquisou por aí e viu as formas de trabalhar e ser nômade mais comuns entre todos. Como eu disse no artigo anterior,  há os Freelancers de conteúdo, os Tecnólogos da Informação, Webmasters, Web Designers, Designers Gráficos… Tem gente até que vai te indicar ser um blogueiro (imploro, não caia nessa! A menos que tenhas certeza do que está fazendo).

Agora me diz: você vê que um Analista de Dados pode ser um nômade digital, e que isso pode render um bom rendimento para seu estilo de vida.
Você compra cursos, livros e tudo mais relacionado ao assunto, e começa. Pode ser que dê certo, mas você não se sinta tão feliz como pensou que seria. E na pior das hipóteses, nada que você faz dá certo. Você vai pensar que é o estilo de vida nômade que não é para você,  que tem muito analista de dados no mercado, por isso você não conseguiu a atenção que deveria, ou que você não tem aptidão para gerir teu próprio negócio.
O que você não sabe, é que talvez tudo esteja muito além disso.

Pode muito bem ser o fato de que você está trabalhando na contramão de seus pontos fortes.

Focar energia para consertar seus pontos fracos, é um verdadeiro desperdício também.

Você vai decidir que o Nomadismo Digital não é para você, apenas porque não deu o primeiro passo na direção certa?

Repito o que disse lá em cima: o autoconhecimento é a ignição, o ponto de partida para seu sonho.

Para te ajudar com suas reflexões de auto conhecimento, vou te passar o link do Livro Descubra Seus pontos fortes, do Marcus Buckingham:


Esse foi o livro que minha Coach e Mentora indicou-me, e foi a partir dele que eu comecei a me entender e a aprender que não devo focar em consertar as fraquezas,  mas sim em ser cada vez melhor nos meus pontos fortes.

Foi desse aprendizado que eu tirei as informações que te passei aqui hoje.

Por que estou te indicando o livro?

Porque ele te dá direito a um código, que ao ser inserido no site do instituto de pesquisas do autor,  te direciona para um teste muito legal com perguntas de auto conhecimento.

O resultado? Dos 34 pontos fortes mais comuns descobertos nas pesquisas do Instituto,  e explicados no livro, o teste te mostra seus 5 principais pontos fortes. Já é um bom passo inicial, para que você não fique desperdiçando tempo e energia com a habilidade errada.

O link te leva para a página da Amazon.com. Lá você pode escolher a versão eBook ou versão impressa.
Vou ficar muito feliz se você me contasse depois como foi sua descoberta de talentos e pontos fortes!

No próximo post, vamos conversar sobre as principais plataformas online que eu utilizo para aprender cada vez mais, e o melhor: gratuitamente!

Então, para não perder o próximo post, inscreva-se na newsletter do site,  para ser avisado em primeira mão quando eu postar.

Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Não se esqueça de passar lá no Youtube e se Inscrever também no Canal da Jornada Nômade Digital! 🙂

Até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *